COLESTEROL HDL, LDL, VLDL E TRIGLICERÍDEOS

COLESTEROL HDL, LDL, VLDL E TRIGLICERÍDEOS


4 Riscos De Retirar O Carboidrato Da Dieta

O colesterol é um assunto que muita gente neste instante ouviu dizer, porém poucos são aqueles realmente estão esclarecidos sobre o assunto. Quem nunca ouviu comentar sobre isso os termos: colesterol ótimo, colesterol desagradável, colesterol alto, colesterol nanico, HDL, LDL, VLDL e triglicerídeos? Somos bombardeados todos os dias com dicas de todo o tipo a respeito do colesterol. Siglas que não exercem sentido e valores são frequentemente atirados sobre isso os pacientes, sem que esse receba o mínimo de orientação para poder aproveitar tanta informação acessível.


O intuito deste texto é exatamente descomplicar o tema colesterol. Vamos explicar de forma fácil, entretanto completa, as principais infos que devia ter pra finalmente aprender o que é o colesterol e a aterosclerose. O que é o colesterol? O que é aterosclerose? O que é dislipidemia? Quais são os tipos de colesterol que existem? Qual é o colesterol bom?


Qual é o colesterol desagradável? Quais são as consequências de um colesterol alto? Quais são os sintomas do colesterol grande? Ter colesterol HDL grande é prejudicial à saúde? Qual é o melhor tratamento pro colesterol grande? Depois da leitura nesse texto, não deixe de ler assim como nosso texto sobre isto colesterol e dieta: DIETA Pra BAIXAR O COLESTEROL. O que é o colesterol?


Dieta Da Proteína: Enxuga 7 Quilos Em 14 Dias

Muito se ouve apresentar a respeito do colesterol ótimo e péssimo, mas insuficiente se explica sobre o teu real motivo. O colesterol é uma substância gordurosa encontrada em todas as células em nosso corpo. Como se trata de uma substância gordurosa, o colesterol não se dissolve no sangue, da mesma forma que gotas de óleo não se dissolvem pela água. Desta forma, para viajar a partir da corrente sanguínea e conseguir os tecidos periféricos, o colesterol necessita de um transportador. Essa atividade cabe às lipoproteínas que são produzidas no fígado.


O LDL transporta colesterol e um tanto de triglicerídeos do sangue pros tecidos. O VLDL transporta triglicerídeos e um tanto de colesterol. O HDL é um transportador diferente, ele faz a rota inverso, tira colesterol dos tecidos e devolve para o fígado que vai excretá-lo nos intestinos. No tempo em que o LDL e o VLDL levam colesterol pra células e facilitam a deposição de gordura nos vasos, o HDL faz o inverso, promove a retirada do exagero de colesterol, inclusive das placas arteriais.


  • 20 Receitas de Torta de Atum Light
  • Ao álcool em excedente
  • Beba muita, mas muuuuuita água
  • um Como Funciona
  • Crossover - 3×12

Deste jeito, denominamos o HDL como colesterol ótimo e o VLDL e o LDL como colesterol péssimo. A geração das lipoproteínas é regulada pelos níveis de colesterol. Colesterol derivado de gorduras saturadas e gordura trans favorecem a geração de LDL, durante o tempo que que o consumo de gorduras insaturadas, encontrada no azeite, peixes e amêndoas, a título de exemplo, promovem a geração do HDL. Em vista disso, ao dosarmos os valores das lipoproteínas transportadoras LDL, VLDL e HDL temos uma avaliação indireta da quantidade e da característica do colesterol que circula em nosso sangue. Dessa maneira, o lipidograma, check-up usado para dosar as lipoproteínas, é usado para avaliarmos os níveis de colesterol sanguíneos.



O que é o Colesterol IDL? O IDL (Intermediatelow-density lipoprotein) é um tipo de colesterol similar ao LDL. Como tem efeitos parecidos, ele não é normalmente dosado individualmente, todavia sim junto com o LDL. O que é aterosclerose? Elevadas concentrações de VLDL e o LDL estão associados à deposição de gordura na parede dos vasos sanguíneos, levando à geração de placas de colesterol.


Quando nosso corpo tem mais colesterol do que deve, as moléculas de LDL ficam circulando no sangue à pesquisa de algum tecido que esteja precisando de colesterol para o seu funcionamento. Se esse colesterol não for entregue a nenhum tecido, a molécula de LDL acaba se depositando dentro da parede dos vasos sanguíneos, acumulando gordura no mesmos. Veja pela ilustração ao lado como estas placas de gordura ocupam espaço e reduzem o diâmetro da iluminação dos vasos (chamamos de iluminação a cota oca de dentro dos vasos por onde passa o sangue). A aterosclerose também razão lesão direta na parede, diminuindo a elasticidade das artérias, resultando-as mais duras.



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *